O Bolo Definitivo

 

4eb4338f514ec7012cd0e02c4cfe29905e0c01c211f90

Posso falar?

Meu Bolo de Nozes com recheio de Baba de Moça e cobertura de marshmallow simplesmente arrasou. Valeu cada gota de colesterol.

Misturei a receita da mamãe com a da vovó e acrescentei uma dica da Carla Pernambuco.

Mega moilhadinho, doce na medida, ficou supimpa.

E lindo viu?

Pasmem: o bolo sobreviveu às minhas duas mãos esquerdas, ao meu talento nato para food design.

Não é esse da imagem porque na empolgação esqueci de registrar mas juro que ficou quase tão fotogênico quanto. Tenho testemunhas.

Então, pra você que não almoçou lá em casa semana passada, aqui vai o mapa da iguaria :

BOLO DE NOZES

Para a massa:

12 claras

1 pitada de sal

8 colheres de sopa de açúcar

12 gemas

2 colheres de chá de fermento em pó, peneirado

400 grs. de nozes sem casca, moídas

Bata as claras em neve com o sal. Acrescente aos poucos o açúcar até obter um suspiro firme. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Junte o fermento e por último misture as nozes delicadamente. Distribua a massa em 3 formas de aro removível, de 20cm, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leve ao forno médio (180 graus) até que o palito saia limpo. Desenforme ainda morno e deixe esfriar.

(Obs.: eu fiz um duas formas de 25 cm. porque não tinha 3 de 20)

Para o recheio de Baba de Moça:

1 litro de água

2 xícaras de açúcar

8 gemas peneiradas

1 vidrinho de leite de coco

Faça uma calda em ponto de fio. Deixe esfriar sem mexer. Misture as gemas com o leite de coco e incorpore na calda de açúcar, levando ao fogo sem ferver, só pra engrossar um pouco. É chatinho de acertar o ponto da calda e se ferver talha mesmo.

Para a cobertura ( dia seguinte):

1 xícara de água

2 xícaras de açúcar

1 xícara de claras em temperatura ambiente

Leve ao fogo a água e o açúcar , até um pouco antes de ponto de fio, consistência de mel. Bata as claras em neve e misture aos poucos, batendo sempre, a calda de açúcar ainda quente. Bata até amornar.

Montagem:

Num prato de servir, disponha o primeiro disco de massa. Tire aquela ‘pele’ que fica por cima (para que a massa fique mais absorvente). Molhe a massa com uma mistura de leite com leite condensado – fica bem liquida mesmo (essa é a dica da Carla!). Depois espalhe a Baba de Moça. Molhe também o disco de massa que irá por cima. Repita o procedimento com o terceiro disco.

Depois de montado o bolo, cubra ele todo, inclusive as laterais com uma camada fina do recheio, só pra selar.

Deixe na geladeira, bem protegido, de um dia para o outro. No dia seguinte, prepare a cobertura, cubra o bolo e enfeite com nozes inteiras ou uma farofa de nozes.

Enjoy!  (RL)

 

Leave a Comment

© 2012 Reparei. Se alguma das imagens que usamos para ilustrar as postagens é de sua autoria e você prefere que ela seja retirada, envie uma mensagem para reparei@hotmail.com